"A natureza é sábia e justa"

Ambiente continental glaciário

materiais são transportados elo gelo

os glaciares, actualmente, existem em zonas de altas altitudes (também pode haver em zonas de altitudes mais baixas, ex.:África) e nos pólos (que podem ter zonas continentais cobertas – Alasca e Gronelândia ou descobertas (circulo polar antárctico)) .

com as mudanças climáticas, as áreas glaciares retrocedem.

os glaciares formam-se a temperaturas baixas (iguais ou inferiores a 0ºC). Existem zonas permanentemente glaciárias e outras zonas parcialmente glaciárias (dado que as temperaturas, por vezes, são inferiores a 0ºC).

indicadores deste tipo de ambiente:

                » tills – sedimentos provenientes deste tipo de ambiente

                » cabos de gelo ou “ice caps” – são formados devido à acumulação de gelo, que pode atingir a espessura de 4KM. Muitas vezes são flutuantes porque apesar de formados no continente, se prolongam para o mar. Por vezes, a parte do cabo de gelo que se encontra no mar pode fragmentar-se, originando os icebergs. Os icebergs percorrem grandes distâncias e quando se fundem “largam” materiais que se depositam nos fundos oceânicos.

                » till sheet – camada de tilitos que resultam da decomposição ao longo do cabo de gelo.

                » vale glaciário – forma de “U” resultante da abrasão das paredes laterais do vale devido à passagem dos glaciares.

                » Moreias laterais - formam-se ao longo das paredes laterais do vale. Podem, também, ser centrais quando resultam da junção de 2 glaciares.

                » círculo glaciário – de forma arredondada, origina-se na área deprimida entre 2 cumes continentais, onde se vai acumular gelo.

 

Debaixo do glaciar há um fluxo de água ou canal glaciar que vai fluir para a planície

Os cursos de água resultantes da fusão parcial dos glaciares, vão fluir para a planície “out wash plain” (sandur), transportando sedimentos.

Esta fusão do gelo deve-se à pressão.

 

 

Esker – depósitos resultantes da deposição de sedimentos transportados pelos cursos de água

Kames – depósitos resultantes do extravasamento dos cursos de água

Drumlis – cristais de sedimentos resultantes da decomposição parcial de sedimentos transportados pelos glaciares, ao longo de encostas. Forma arredondada no topo.

Kame terrace – corresponde a uma zona que serviu de canal.